terça-feira, 3 de outubro de 2017

Ministério do Desenvolvimento Social reconhece Piquet Carneiro (CE) como município notável pela gestão do programa Bolsa Família

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, óculos e texto
A Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC)/Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) selecionou 12 (doze) municípios do Estado do Ceará de 340 do Brasil que se destacaram positivamente que foram denominados: Municípios Notáveis, são eles: Brejo Santo, Cariré, Crateús, Deputado Irapuan Pinheiro, Guaramiranga, Ibicuitinga, Icapuí, Jaguaribe, Jaguaruana, Piquet Carneiro, Porteiras e Viçosa do Ceará.

Os indicadores analisados foram 04 (quatro): 1. Taxa de Execução do Recurso do IGD-M; 2. Média da Taxa do Acompanhamento da Saúde (TAAS), 3. Média da Taxa de Acompanhamento da Frequência Escolar (TAFE), 4. Média da Taxa de Atualização Cadastral (TAC).

A avaliação, contempla o período da gestão anterior, sob o comando da ex-secretária de Assistência Social e primeira dama do município, Graça Martins, como também o período de 2017, agora sob a responsabilidade da secretária de Assistência Social e primeira dama, Tamara Bezerra, que com transparência, dedicação e responsabilidade, vem dando continuidade ao trabalho, garantindo a eficácia das ações e o reconhecimento nacional.

Bolsa-Família

O Bolsa-Família é um programa de transferência de renda, destinado às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, com renda per capita de até R$ 170 mensais. O programa surgiu em 2003 com a intenção de combater a miséria no país e servir como trampolim para o desenvolvimento social da população.

O Programa associa à transferência do benefício financeiro o acesso aos direitos sociais básicos - saúde, alimentação, educação e assistência social.Para receber o benefício às famílias precisam estar dentro dos grupos beneficiados e cumprir algumas condições como, por exemplo, os filhos frequentarem a escola, o acompanhamento do estado de saúde das crianças, entre outros.

Por: Laércio Vitoriano
Fonte: Núcleo de Benefícios e Transferência de Renda – NBTR
Coordenação Estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família

Nenhum comentário: