segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Maior quadrilha de traficantes presa no Ceará é condenada

Um esquema complexo com uma teia que se expandia para além do Brasil e chegava até a Bolívia, Paraguai, Itália e Portugal. Uma sociedade entre traficantes ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e empresários, que chegou a movimentar 300 quilos de cocaína e R$ 6 milhões por mês. Uma estratégia que parecia perfeita até setembro de 2015, quando a Polícia Federal (PF) deflagrou a 'Operação Cardume' e prendeu vinte e seis integrantes da organização criminosa.

Dois anos depois, a maior quadrilha de tráfico internacional de drogas já presa no Ceará é condenada pela 11ª Vara da Justiça Federal no Ceará. Dos 28 réus, 25 foram condenados, dois tiveram as penas extintas porque estão mortos e um foi absolvido. Somadas, as penas impostas pelo juiz Danilo Fontenelle Sampaio, chegam a mais de 1.300 anos de prisão.

Entre os sentenciados, que devem cumprir a pena em regime fechado, 11 estão presos desde a deflagração da operação, um está foragido e 13 estão em liberdade com medidas cautelares. Conforme o processo, a investigação policial, iniciada em 2013, identificou a divisão em núcleos do grupo criminoso associado para o tráfico internacional de drogas, contrabando de armas, desvio de insumos químicos e lavagem de dinheiro.

DN Online

Nenhum comentário: