segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Iguatu promove caminhada e reforça a campanha Outubro Rosa

Alertar as pessoas para a importância da prevenção. Foi com este intuito que a Secretaria Municipal da Saúde, promoveu a “Caminhada Rosa” no município, na manhã desse domingo, 22. A ação foi promovida em parceria com o SESC, a Associação das Mulheres Iguatuenses, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Centro de Referencia da Mulher, os Residentes em Saúde Coletiva e Saúde da Família e a Associação dos Surdos de Iguatu.

A ideia foi marcar o mês dedicado à luta contra o câncer de mama que neste ano tem como eixo a saúde integral da mulher. A concentração da caminhada ocorreu no SESC e seguiu para a Praça da Matriz onde os participantes realizaram diversas atividades físicas em um aulão preparado com essa finalidade.

A Caminhada contou com a participação de dezenas de pessoas. Da Praça da Matriz, o percurso seguiu pelas ruas e avenidas do centro da cidade, retornando, em seguida, para o Sesc que realizou, em parceria com a Secretaria da Saúde, a entrega de medalhas aos participantes.

De acordo com a secretária adjunta da Saúde, Lúcia Vanda, o município de Iguatu não poderia ficar de fora dessa campanha, ressaltando ainda a importância da prevenção. “Prevenir é sempre a melhor opção para quem quer ter uma saúde de qualidade. Essa caminhada marca as ações pelo Outubro Rosa onde objetivamos esclarecer a população de Iguatu sobre a importância de se realizar os exames de prevenção porque se ela for identificada precocemente, as chances de cura dessa doença são muito maiores.”, destacou.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e também o mais letal, sendo a segunda principal causa de morte na América Latina. No mundo, entre todos os tipos de câncer, o de mama é o que mais mata mulheres na faixa dos 20 aos 59 anos. A doença também atinge homens, mas a incidência representa 1% desse total.

Site da Prefeitura de Iguatu

Nenhum comentário: