sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Emenda da deputada estadual Mirian Sobreira propõe a criação da 4ª Vara da Comarca de Iguatu

Resultado de imagem para mirian sobreira
Em virtude da proposta de reestruturação da organização judiciária no Estado que trata da extinção de comarcas do interior, a deputada Mirian Sobreira propôs emenda aditiva que tem como objetivo garantir a criação da 4ª Vara da Comarca de Iguatu, a fim de atender os aspectos de demanda, população e recomendação do Conselho Nacional de Justiça. “É preciso discutir o impacto social das mudanças e não se restringir a números e orçamento”, declara a parlamentar.

O projeto de reestruturação prevê a extinção de comarcas vinculadas e a transferência de unidades judiciárias de municípios com menores demandas para cidades adjacentes. Para Mirian Sobreira, a proposta representa retrocesso nas garantias de acesso da população à Justiça. “Não podemos pensar apenas na população de Fortaleza, mas também nos jurisdicionado que residem no interior do Estado e que poderão, com essas alterações, vir a sofrer um prejuízo grande”, ressalta a parlamentar.

Para a deputada, esse tipo de mudança vai penalizar os cidadãos mais pobres e de regiões mais afastadas que terão de viajar quilômetros para ter acesso à Justiça, além de aumentar as demandas das comarcas e, consequentemente, ampliar o tempo para a resolução das questões. “Vai fazer com que aquele sertanejo, aquele jurisdicionado, que se encontra nos locais mais distantes do Estado, seja desestimulado a buscar os seus direitos”, disse Mirian. Pensando em beneficiar a população de Iguatu e adjacência, a deputada apresentou a referida emenda parlamentar.

O EstadoCE

Nenhum comentário: