terça-feira, 3 de outubro de 2017

Associação dos Surdos de Iguatu apresenta reivindicação à Câmara de Vereadores

A Associação dos Surdos de Iguatu (ASI) solicitou apoio aos vereadores para instalação de uma Central de Intérpretes de Libras, na sede da ASI, e a contratação dos alunos que estão concluindo o curso de Instrutor em Libras, pelo município.

Segundo a diretora da ASI, Diná Souza, são as duas reivindicações que têm forte apelo de inclusão social.

A Associação dos Surdos de Iguatu durante a semana passada realizou blitz nos cruzamentos de maior fluxo no centro, objetivando conscientizar as pessoas de que os surdos têm os mesmos direitos assegurados aos demais cidadãos. “São direitos garantidos pela Constituição de estarem inseridos no contexto socioeconômico do país”, frisou Diná Souza.

Antônio Nelson, presidente da ASI, participou da sessão na Câmara Municipal e ao lado de outros surdos reivindicou inclusão social e defendeu a efetividade de seus direitos. “Nada mais coerente do que nós termos uma vida normal, de inclusão, trabalhar, acesso aos serviços de comércio, lazer, constituir uma família, ir para a escola, ter uma profissão”, pontuou.

Mário Rodrigues (PDT) presidente da Câmara Municipal afirmou que o legislativo apoia as reivindicações da ASI. “Os surdos não são deficientes, apesar de ainda serem vistos assim. Apenas nasceram ou adquiriram uma diferença linguística e cultural que precisa ser compreendida por todos. Nosso objetivo é fortalecer a causa, e intermediar que essas demandas sejam atendidas”, afirmou.

DN Centro Sul
jornalista Honório Barbosa

Nenhum comentário: