segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Água do São Francisco deve chegar ao Ceará em janeiro, prevê governador do Estado

A tão sonhada chegada das águas da transposição do Rio São Francisco no Ceará deve mesmo acontecer em janeiro próximo. A expectativa é do governador do Estado, Camilo Santana, em visita ao Sistema Verdes Mares, na manhã desta segunda-feira (23). Segundo ele, a ideia é que a empresa, responsável pela obra, estabeleça três turnos de trabalho para acelerar os 20 km restantes entre Salgueiro (PE) e Jati (CE).

"Conversei com o ministro da Integração Helder Barbalho e o senador Eunício Oliveira para isso. Até porque, a transposição junto com o Cinturão das Água representa uma segurança hídrica para o Estado no abastecimento de água para a população", afirma.

Camilo já visitou o local das obras duas vezes, no início da retomada dos trabalhos e outra recentemente. Ele deve voltar lá antes de dezembro. O governador destaca o Cinturão das Águas, parceria entre governos do Estado e Federal. "Os primeiros 52 km, trecho entre Jati e Rio Jaguaribe/Castanhão serão concluídos em dezembro e aí aproveito para ir até à transposição".

Aliado a isso, destaca Camilo, outras ações são desenvolvidas pelo Estado, como os poços longitudional do Aquífero Duna/Cumbuco, cujo primeiro ramal (são dois, com quatro pontos) deverá começar a fase de teste em novembro próximo. "São novas alternativas que garantem água e esses poços, com tecnologia utilizada em petróleo, estão entre elas. 

A meta é cavar mais dois, no Pecém e Taíba, até o próximo. eles, juntamente, com adutoras, outros poços, a dessalinização e, também, a transposição, vão garante o abastecimento humano, para a pecuária, agricultura e indústria".

DN Online

Nenhum comentário: