sábado, 2 de setembro de 2017

Prefeitura promove encontro de formação para gestores escolares municipais

Com o objetivo de incentivar os gestores a refletir sobre a administração democrática e a desenvolver práticas colegiadas de gestão no ambiente escolar que favoreçam a formação cidadã do educando, foi que a prefeitura de Iguatu, por meio da Secretaria da Educação promoveu, recentemente, uma capacitação para esses profissionais. A ideia foi propiciar aos gestores a oportunidades de lidar com as ferramentas que favorecem o trabalho coletivo e a transparência da gestão da Educação.

O evento aconteceu no auditório da CREDE 16. Participaram do encontro diretores e coordenadores pedagógicos municipais. De acordo com a Secretária Municipal da Educação Elizangela Medeiros, essa foi a primeira de muitas outras formações que irão acontecer no decorrer dos anos de 2017/2018. “Trata-se de uma formação continuada. No momento inicial foram desenvolvidas duas oficinas de suma importância para o dia a dia de um gestor. Cada escola desenvolverá um projeto de intervenção pedagógica, com o intuito de melhorar os resultados da aprendizagem, principalmente das turmas que se submeterão as avaliações externas”, disse.

Foram dois dias de capacitação. No primeiro dia a temática discutida foi “Oficina Desafios da Liderança”, com objetivo de reconhecer que é preciso primeiro liderar a si mesmo para depois liderar pessoas, além de identificar o estado atual para potencializar o estado desejado conforme a metodologia coaching; apresentar os tipos de liderança segundo abordagem do coaching; propiciar uma reflexão acerca da mudança de comportamento para gerar resultados na vida pessoal e profissional.

Por meio da metodologia coaching, a oficina trabalhou técnicas e ferramentas para possibilitar um novo olhar dos tipos de liderança fundamentado na diferença entre ser chefe e ser líder com o objetivo de assumir uma nova postura para trabalhar em equipe, favorecendo um clima de crescimento da equipe para obter resultados satisfatórios na aprendizagem de toda a instituição.

No segundo dia a abordagem foi “Oficina: Gestão Escolar”. O intuito dessa oficina foi refletir sobre a atuação da dupla gestora nas escolas frente os desafios atuais. De acordo com a administradora da empresa LOUZAN ASSESSORIA – responsável pela capacitação – Louzanira de Oliveira, o grupo foi acolhido com uma atividade de motivação de como tratar o próximo, oportunizando um momento de troca de gentilezas. “Discutimos ainda a atuação dos gestores e o papel de cada um dentro do processo escolar. Culminamos com uma escuta ativa das duplas gestoras de como se sentem no seu ambiente de trabalho. Passamos as orientações da necessidade e construção da agenda gestora para um maior comprometimento e organização do trabalho”, ressaltou.

Com enfoque nas avaliações externas, foi feita também uma atividade em grupo, construindo um plano de ação para, em caráter emergencial, desenvolver com a comunidade escolar objetivando melhorias nos resultados.

Prefeitura de Iguatu

Nenhum comentário: