quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Prefeitura de Quixelô (CE) lança o Programa CRIANÇA FELIZ

Resultado de imagem para criança feliz quixelo
Fortalecer o desenvolvimento integral das crianças desde a barriga da mãe até os 3 anos de idade e crianças especiais até os 6 anos. Este é o principal objetivo do Programa CRIANÇA FELIZ lançado pela Prefeitura de Quixelô, através da Secretaria de Assistência Social, juntamente com o CRAS.

O CRIANÇA FELIZ foi lançado no Ginásio Municipal de Quixelô e contou com a presença de secretários, técnicos, psicólogos, supervisores, assistentes sociais, coordenadores municipais e da Chefe de Gabinete, Natália Gomes representando a prefeita Fátima Gomes. O evento foi abrilhantado com a apresentação do Coral das Crianças do CRAS – Canto Livre, regido por Afonso Reis.

Para a Chefe de Gabinete o programa é importante pois “não contempla apenas a criança, mas toda a família e o contexto onde ela está inserida”. Foi constatado mediante pesquisa que a criança que recebe mais estímulos durante os seus primeiros dias de vida se tornará um adulto mais capacitado.

Em outro estudo foi confirmado cientificamente que o bebê escuta e interage com a mãe até os 3 anos de idade.

Esse novo programa, criado pelo Governo Federal será realizado pela Secretaria de Assistência Social, através do CRAS, que é a porta de entrada e funcionará em parceria com as outras políticas de saúde, educação, cultura e ainda com o sistema de garantia de direitos do Conselho Tutelar e o CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

O Programa funcionará através de visitas semanais, quinzenais ou mensais – dependendo do grau de necessidades levantado pela equipe – onde serão trabalhadas as famílias, o acompanhamento e desenvolvimento infantil, das gestantes na preparação para o nascimento do filho, em orientações que possam fortalecer o vínculo familiar e ainda o papel das famílias na sua função de cuidadora e protetora da educação dessas crianças.

A coordenadora do CRIANÇA FELIZ em Quixelô, Macelânia Alves afirmou que haverá um comitê gestor formado por vários setores das políticas públicas, o qual, “acompanhará mais de perto, como está o andamento do programa e quais as demandas apresentadas pelas famílias”.

Para Taiana Guedes, supervisora do CRIANÇA FELIZ em Quixelô, enfatizou que o programa é importante pois é nessa fase que a criança tem mais capacidade de desenvolver tanto fisicamente como psicologicamente”.

Para Rílson Andrade a gestão da prefeita Fátima Gomes conseguiu resultados expressivos na redução da mortalidade infantil “onde saímos de 33 casos entre 2001 e 2004 para atualmente, no período entre 2013 e 2016, apenas 9 casos de óbito foram registrados”. Para o secretário de Saúde, programas como esse colaboram para reduzir ainda mais esses números e fazer com que “nossas crianças cresçam em segurança, nutridas e psicologicamente saudáveis!” Finalizou, Rílson.

O evento teve ainda a participação da Trupe da Andinha com a contação de histórias e brinquedos como pula-pula, piscina de bolinha e castelinho de ar.

Nenhum comentário: