sábado, 30 de setembro de 2017

Iguatu realiza Simpósio de prevenção ao suicídio

Aconteceu nos dias 26 e 27, no Campus de Iguatu, o II Simpósio de Prevenção ao Suicídio. O evento foi realizado pela Residência Médica em Psiquiatria e Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Escola de Saúde Pública do Ceará com apoios da Secretaria da Saúde, Escola de Saúde Pública de Iguatu e EUROFARMA.

A programação constou de palestras incluindo os mais variados temas, ministradas por profissionais de diversas áreas, como médicos, psicólogos, assistente social, pedagogo, terapeuta ocupacional e policial, contemplando principalmente, estudantes universitários, profissionais de saúde, educação e assistência com trocas de experiências.

De acordo com o secretário da Saúde de Iguatu, dr. Marcelo Sobreira, o objetivo foi sensibilizar a população de que a prevenção é a melhor ferramenta para reduzir os índices de suicídio alarmantes atuais. Muitos casos poderiam ter sido evitados”, explicou o secretário.

Durante o mês inteiro, foram realizadas palestras educativas em escolas, universidades e rádios, bem como em locais movimentados chamados de "Espalhando Amarelo".

Como parte do II Simpósio, foi desenvolvido o projeto Saúde Mental em 1 Minuto, onde diversas pessoas que participaram do evento responderam perguntas sobre a temática, assistiram a alguns vídeos sobre fatores de risco e sintomas apresentados por quem está prestes a tentar o suicídio. O encontro foi encerrado com a doação de aproximadamente 300 Kg de alimentos.

Nenhum comentário: