sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Defensoria fará mutirão para auxiliar endividado

Os consumidores que possuem problemas financeiros relacionados a cartão de crédito, dívidas decorrentes de empréstimos, juros abusivos e outros assuntos, poderão ter acesso a ajuda especializada através de um mutirão voltado à orientação, realizado pela Defensoria Pública do Estado do Ceará.

O evento, que será realizado na próxima segunda-feira (11), marca a inauguração de uma nova sede do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), na Avenida Pinto Bandeira, 499, bairro Luciano Cavalcante, e celebra, ainda, os 27 anos do Código de Defesa do Consumidor.

O número de endividados com financeiras e bancos na Capital teve um aumento de 730% nos últimos três anos, saltando de 190 em 2014 para 1.388 no ano passado. Os dados são do Procon Fortaleza, contabilizados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), do Ministério da Justiça.

Atendimentos

Em 2016, o Nudecom realizou 3.154 atendimentos. Já de janeiro a agosto deste ano, foram contabilizados 1.876 atuações. De acordo com a supervisora do Nudecon, defensora pública Rebecca Machado, os principais casos são relacionados a empréstimos com os bancos e cartão de crédito, incluindo juros abusivos e fraudes. Para Rebecca, os casos de endividados aumentaram devido à crise econômica e aos crescentes casos de desemprego.

"O Nudecon registrou um aumento na demanda em relação aos superendividados durante todo o ano de 2016. Os principais casos foram relacionados às dívidas com os bancos e instituições financeiras, que muitas vezes possuem taxas de juros altas, bem acima da taxa média de mercado do Banco Central".

DN Online

Nenhum comentário: