segunda-feira, 25 de setembro de 2017

46 municípios do CE com saldo positivo de emprego em agosto


Mais de 70% dos municípios cearenses com mais de 30 mil habitantes encerraram o mês de agosto com geração de postos de trabalho formais. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 46 das 64 cidades do Estado (71,8%) incluídas na pesquisa contrataram mais do que demitiram no período - 11 a mais que no mês anterior, quando 35 haviam conseguido o feito.


A Capital, maior centro econômico do Estado, lidera a geração de empregos com o saldo de 1.597 vagas, um avanço de 0,24% no estoque de postos de trabalho do município.

Em segundo lugar, Sobral gerou 609 novas vagas, uma expansão de 1,47% do estoque de empregos. Completam o ranking as cidades de Aracati (227 vagas), Limoeiro do Norte (213) e Juazeiro do Norte (183).

Cenário melhor

De acordo com Mardônio Costa, analista de Mercado de Trabalho do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), os resultados mostram que a melhora no nível de emprego já se espalha pelo território cearense.

"São os primeiros sinais de que está havendo uma recuperação do mercado de trabalho no Ceará. Isso se dá em função do ritmo da atividade econômica do Estado, que cresceu 2,7% no segundo trimestre", aponta.

O Ceará liderou entre os estados do Nordeste a geração de emprego formal ao abrir 4.975 vagas com carteira assinada em agosto. O número é resultado de 36.440 admissões contra 31.465 demissões.

DN Online

Nenhum comentário: