quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Projeto Juventude do Futuro: SPD inicia formação de profissionais de municípios da região Centro-Sul do Ceará

Profissionais e apoiadores da Educação e Saúde de Iguatu, Quixelô e Icó estarão reunidos até amanhã (18), na sede do IFCE - Campus Iguatu, Unidade Areia participando da capacitação oferecida pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), objetivando a implementação dos programas de prevenção Jogo Elos - Construindo Coletivos e Famílias Fortes (PFF).

A solenidade de lançamento do Projeto Juventude do Futuro - Edição 2017 no Centro-Sul cearense aconteceu na última quarta-feira (16) na sede da Escola de Saúde Pública de Iguatu, com a presença da secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio.

O evento também contou com a participação do prefeito Ednaldo Lavor, do vice-prefeito Marcos Sobreira; da deputada estadual Mirian Sobreira, primeira titular da SPD; e do secretário de Saúde de Iguatu, Marcelo Sobreira; além de gestores dos municípios de Icó e Quixelô.
Cerca de 70 pessoas estão sendo capacitadas pelas formadoras federais da Senad/Fiocruz Meline Varela, Glaina Santos e Núbia Caetano. A formação no programa Jogo Elos se desenvolve em módulos. Os participantes aprendem a desenvolver, em sala de aula, uma proposta lúdica que produz uma interação harmônica e cooperativa entre educandos e educadores, estimulando a construção de espaços propícios para o aprendizado em geral e a prevenção ao uso de drogas.

Inserido no Projeto Juventude do Futuro da SPD, o Jogo Elos será desenvolvido em escolas de ensino fundamental I da rede municipal de Iguatu, Icó e Quixelô ao longo do segundo semestre letivo, beneficiando crianças de 6 a 10 anos de idade.

Por outro lado, a formação de profissionais para a aplicação do programa de prevenção às drogas Famílias Fortes (PFF) beneficiará servidores lotados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O PFF é voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. A meta é reduzir os fatores de risco e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

Nenhum comentário: