sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Instalada Casa do Patrimônio em Icó (CE)

O evento contou com a presença de artistas, professores, historiadores, estudantes, ativistas culturais, autoridades locais e cidadãos icoenses. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo do Município de Icó, Ana Glessy Oliveira, destacou a importância de funcionamento da Casa do Patrimônio. “Instalar mais um equipamento que manterá parceria para o desenvolvimento cultural em Icó, para nós não é apenas um avanço, mas a certeza que nosso município se destaca da melhor forma no cenário estadual e nacional do Patrimônio Histórico e Artístico”, destacou.

O superintendente do Iphan, Otacílio Macedo, ressaltou a beleza que tem a cidade de Icó. “São belos e históricos sobrados, casarões e igrejas tricentenárias”.

Após a solenidade de instalação da Casa do Patrimônio ocorreu apresentação artística com poetas, músicos e ativistas culturais locais. Memorialistas locais fizeram uma apresentação especial da rica história icoense.

Casa do Patrimônio

A Casa do Patrimônio é um espaço educativo para aperfeiçoamento da gestão, proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do patrimônio cultural, onde a população contará com novos espaços de interlocução e diálogo com o órgão federal.

O prédio foi inaugurado em 1994 e passou por restauração posterior, concluída em 2016. O imóvel é uma homenagem a uma das mulheres mais importantes da cidade e contará com espaço de ligação entre a Avenida Ilídio Sampaio (Rua Grande) e a Rua General Piragibe (Rua do Meio), além de salas destinadas a exposições, ações culturais e um mini auditório e espaço de reuniões.

A ideia é fazer do sobrado um polo gerador de atividades culturais na cidade. A obra revelou inúmeros testemunhos em diversos momentos da história do prédio, representando antigos modos de morar, como a cacimba (que foi preservada e o visitante pode vê-la sobre piso de vidro), e de construir com as alvenarias de tijolos cerâmicos, bem como a relação do sobrado com o espaço urbano, destacando os três níveis de piso da casa e a numeração da fachada principal.

O Sobrado Mariinha Graça se destaca como símbolo dos bens culturais da cidade e reaviva os valores que levaram ao reconhecimento de Icó como patrimônio cultural do Brasil.

DN Online
Jornalista Honório Barbosa

Nenhum comentário: