segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Esquema de segurança para Expoiguatu começa a ser definido

O rotary Club de Iguatu e representações da Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Agentes Penitenciários de Iguatu começaram a definir esquema de segurança para a 54ª ExpoIguatu. Nesta próxima semana será elaborado um plano estratégico de proteção.

O comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Iguatu, tenente-coronel, Paulo Tibúrcio, disse que vai solicitar reforços da Capital. “Para não deslocar militares dos destacamentos de municípios vizinhos, vamos solicitar esse reforço que já tem experiência na atuação de eventos que reúnem multidão”, disse. “O nosso objetivo é garantir a segurança”.

A organização adiantou que camarotes, banheiros químicos, palcos, camarins e estandes serão montados especialmente para a ocasião. “A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estarão presentes, bem como serviços de saúde e uma equipe de segurança particular, 24 horas, guardando os espaços do parque. Nosso objetivo é fazer da festa um ambiente familiar e de respeito”, pontuou Breno Teixeira, coordenador geral da feira agropecuária.

O delegado Regional de Polícia Civil, Jerfirson Pereira, anunciou a formação de uma equipe exclusiva para os dias de festa. “Para não ocupar ou desguarnecer o número de militares que levarão os casos registrados na exposição à DP, vamos preparar uma equipe que dará prioridades às ocorrências oriundas do parque”, afirmou o delegado.

O constante estado de superlotação no final do ano passado dos xadrezes do departamento, acarretada pela interdição da cadeia local, conforme o delegado, não será um problema nesse período. “Um problema que diminuiu bastante, tendo em vista que a unidade civil já realiza as audiências de custódia que nos faz encaminhar os apenados para unidades prisionais vizinhas instantaneamente”, afirmou.

O sistema de monitoramento móvel através de câmeras de segurança, que veio na edição passada da exposição, pode retornar durante as festividades. “É um carro que nos dará um conforto, no sentido de inibir os crimes dentro e no entorno do parque. As câmeras têm alcance de filmagem num raio de oito quilômetros. Vamos nos articular junto ao estado para que o veículo venha novamente”, explicou Breno.

Central de gás

A novidade para esse ano será a instalação da central de gás GLP para barracas de comerciantes do setor de alimentos. Conforme o tenente-coronel Nijair Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros de Iguatu, a medida será um grande passo para liberação dos laudos de conformidade de segurança. “Faz tempo que negociamos a construção desse equipamento visando a redução de qualquer acidente futuro que possa ocorrer. O risco muito significativo será eliminado por total. É dado um enorme passo para liberação de toda a área com o certificado de conformidade”, afirmou.

A Secretaria de Trânsito e Cidadania também será parceira da exposição realizando campanhas de prevenção de acidente em torno do parque.

Diário Centro Sul
Jornalista Honório Barbosa

Nenhum comentário: