domingo, 27 de agosto de 2017

Em busca do corpo perfeito, jovens fazem uso de substâncias ilegais

Musculação
Músculos em evidência, aumento da força física e redução dos níveis de gordura. Resultados alcançados em um curto espaço de tempo que indicam o uso irregular de anabolizantes. Atentos ao padrão de beleza, a busca pelo corpo ideal é intensificada por meios ilícitos. Além de ser prejudicial e trazer riscos concretos à saúde do usuário, o Código Penal Brasileiro prevê no artigo 273 reclusão de cinco a dez anos ao fornecedor do produto, por crime contra a saúde pública.

anabolizantesDe acordo com a titular da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), delegada Patrícia Bezerra, ”a legislação brasileira não tipifica a conduta de quem usa o anabolizante. Nesse caso, ainda não existe a previsão legal desse crime”, explica. Por outro lado, a delegada ressalta que a situação do vendedor das substâncias pode ser agravada, caso sejam apreendidos medicamento de uso restrito. A prática evolui para tráfico de drogas, uma vez que o remédio passa a ser considerado um psicotrópico, onde o repasse deve ser feito obedecendo às regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em território estadual, segundo informações da DCTD, os anabolizantes mais apreendidas são de fabricação em laboratórios caseiros, desenvolvidos sem nenhum critério científico. Ainda conforme a Especializada, Durateston, que estimula o crescimento acelerados dos músculos; e Sibutramina, utilizado para tratamento de obesidade com orientação médica, também incluem a lista de esteróides mais retirados de circulação no Ceará.

DN Online

Nenhum comentário: