terça-feira, 25 de julho de 2017

Senador Pompeu (CE) teve desmatamento de uma área equivalente a 22 mil campos de futebol, aponta estudo

De acordo com o Inventário Florestal Nacional do Ceará, a cobertura florestal em 2009 era de aproximadamente 8,5 milhões de hectares, o que equivale a 57% do território, inventário publicado pelo Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente divulgado no inicio deste ano de 2017.

A partir de imagens de sensores de satélite Landsat TM 5 e OLI 8, obtidos junto ao banco de dados da NASA, foi elaborado um trabalho na qual foi empregado uma equação desenvolvida pela equipe da Embrapa de Pernambuco, objetivando estimar o impacto do desmatamento entre os anos de 1986 e 2016 (30 anos) ao longo de toda a área do município de Senador Pompeu e sua consequência no assoreamento da barragem do Patu. 

Os resultados foram apresentados no “V Fórum das Águas”, evento de autoria da vereadora Lúcia Aquino, que aconteceu na Câmara municipal de Senador Pompeu no dia 05 de junho de 2017, dia Internacional do Meio Ambiente, segue abaixo parte dos dados.

Os resultados são preocupantes, carecendo de uma urgente intervenção por parte do poder público municipal, órgãos ambientais, a exemplo da Semace, Ministério Público Estadual e sociedade como o todo.

Revista Central
Postar um comentário