quarta-feira, 26 de julho de 2017

Conta de luz: Ceará deve ficar 5% mais cara a partir de agosto

A conta de energia elétrica deve ficar mais cara para o consumidor cearense a partir do próximo mês, devido à escassez de chuvas para os principais reservatórios de água do Nordeste e do Brasil. Nas principais usinas hidrelétricas do País, localizadas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste que atendem 70% de todo o sistema, o volume hídrico voltou a secar neste mês.

De acordo com os especialistas, as usinas termelétricas devem ser acionadas, o que levará a volta da bandeira vermelha, encarecendo a conta de luz. Para o engenheiro eletricista e diretor de preços da Compass Energia, Gustavo Arfux, o aumento da tarifa acontecerá de forma integral em todo o Brasil, levando uma alta de aproximadamente 5% nas despesas com energia elétrica.

“A previsão é de que já em agosto, todo o País sofra com a elevação do preço na conta de luz. A bandeira vermelha nível 1 será acionada. A falta de chuvas gerou impacto em todo o Brasil, e em especial no Nordeste. A Região enfrenta uma das maiores secas dos últimos anos. De 2014 pra cá, só choveu 35% do previsto para a geração energia elétrica pelas usinas”, afirmou um dos especialista.

Ceará Agora
Postar um comentário