quarta-feira, 19 de julho de 2017

Ceará estuda projeto de gasoduto para o Interior

O Governo do Estado iniciou os estudos de um gasoduto para abastecer o Interior do Ceará. A região do Vale do Jaguaribe seria a primeira beneficiada com o equipamento. A informação foi confirmada por Antônio Balhmann, assessor especial para Assuntos Internacionais do Estado. Hoje, ele se reúne com empresários no Rio de Janeiro para viabilizar interessados para o projeto.

“Temos amanhã (hoje) tratativas no entendimento de municiar um gasoduto, para que indústrias possam ser instaladas no Interior do Ceará, sejam elas dos setores de cerâmica, agronegócio, etc”, explicou Balhmann. Participa da comitiva um empresário espanhol que não teve o nome divulgado. No projeto, o gás seria distribuído pela Companhia de Gás do Ceará (Cegás) e a Kogas. Esta última é uma empresa coreana que vai instalar uma unidade de regaseificação na região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).

Contudo, caso o empreendimento não tenha interessados, alternativas são “ventiladas”. Uma delas, explica, seria a construção pequenas unidades regaseificadoras ao longo da ferrovia Transnordestina, que corta o Ceará. “Alimentaríamos as indústrias com interesse em se instalar na rota da ferrovia. Assim, poderiam abastecer, pela proximidade, a região do Cariri e até o polo gesseiro de Pernambuco”.

O POVO Online

Nenhum comentário: