quarta-feira, 28 de junho de 2017

Temer recebe lista tríplice com nomes mais votados para substituir Janot

Os subprocuradores-gerais da República Nicolao Dino, Raquel Dodge e Mario Bonsaglia, que formam a lista tríplice para a sucessão de Rodrigo Janot na Procuradoria-Geral da República
A Presidência da República recebeu nesta quarta-feira (28) a lista tríplice com os nomes mais votados para substituir o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, cujo mandato termina em 17 de setembro. A lista foi protocolada em forma de ofício pela ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República).

Em eleição realizada ontem, os subprocuradores-gerais da República Nicolao Dino, Raquel Dodge e Mario Bonsaglia foram, respectivamente, os mais votados por membros do Ministério Público e escolhidos para formar a lista tríplice da qual deve sair, apontado pelo presidente Michel Temer (PMDB), o novo procurador-geral da República.

Na votação, que contou com 1.108 membros do Ministério Público, Dino recebeu 621 votos, seguido por Raquel, com 587, e Bonsaglia, com 564. O total de votos excede o número de eleitores porque os procuradores podem escolher três nomes. Segundo a ANPR, 85% dos membros do Ministério Público aptos a votar participaram da eleição.

O novo procurador corre o risco de assumir o cargo em meio a um embate público entre a PGR (Procuradoria-Geral da República) e Temer, decorrente de o órgão ter fechado acordo de delação premiada com executivos da JBS cujo conteúdo jogou o governo do peemedebista em uma intensa crise política.

O conflito culminou com o oferecimento por Janot, nesta segunda-feira (26), de denúncia contra Temer por corrupção passiva. O presidente disse ontem que não há provas contra ele e afirmou que o procurador-geral fez uma denúncia que é "uma ficção" com base em "ilações".

Uol

Nenhum comentário: