terça-feira, 9 de maio de 2017

Vias terão redução de velocidade em Fortaleza

A palavra de ordem do mês de maio em Fortaleza é desacelerar. O trânsito para veículos e pedestres em diversos pontos da capital cearense passará por modificações, já a partir da próxima semana, com a implantação de duas novas Áreas de Trânsito Calmo (ATC), redução da velocidade máxima para tráfego em pontos críticos e intensificação da fiscalização pelos órgãos de trânsito. As ações, divulgadas ontem pelo prefeito Roberto Cláudio, estão entre as principais do Maio Amarelo, movimento que visa à redução da mortalidade por acidentes nas ruas e avenidas da cidade.

As duas maiores intervenções serão realizadas nos bairros Vila União e Cidade 2000, com a implantação de novas Áreas de Trânsito Calmo, que contam com travessias elevadas para pedestres, ampliação de calçadas e redução da velocidade de tráfego para 30km/h. A primeira área deverá compreender o entorno do Hospital Infantil Albert Sabin, atentando à segurança dos cerca de 600 pacientes que circulam diariamente.

Já a segunda ATC será implantada no centro do bairro Cidade 2000, região onde acontecem pelo menos duas feiras livres. O espaço do comércio popular será reduzido pelas mudanças, devendo passar por readequação.

As obras no entorno do Hospital Albert Sabin, conforme o secretário, serão concluídas em três meses, já em agosto deste ano. As modificações na Cidade 2000, no entanto, têm prazo mais extenso, com previsão de conclusão no próximo mês de outubro. O investimento médio na construção das Áreas de Trânsito Calmo pode chegar a R$ 3 milhões. "Nossos estudos preliminares mostram que a Área implantada no bairro Rodolfo Teófilo reduziu consideravelmente o número de acidentes", destaca Luiz Alberto Saboia, revelando ainda que áreas como Messejana e Parangaba estão em estudo para possível recebimento de intervenções.

Além disso, mais de 170 cruzamentos críticos em número de acidentes na Capital devem ser sinalizados até o fim de 2017, para melhoria da visibilidade e diminuição dos riscos para pedestres e motoristas (ver quadro). As ruas Canuto de Aguiar e Ana Bilhar, no bairro Aldeota, e Azevedo Bolão e Gustavo Sampaio, binários que dão assistência a Avenida Bezerra de Menezes, receberão novas sinalizações verticais e horizontais, indicando o limite de velocidade já previsto no Código Brasileiro de Trânsito: 40km/h. A fiscalização e as ações educativas, portanto, serão intensificadas. Na Av. Padre Antônio Tomás, no trecho situado entre o túnel Dr. Juraci Magalhães e Rua Valdetário Mota, a velocidade máxima passa de 60 para 40km/h. Apesar de reconhecer que "a redução da velocidade gera uma perda de conforto para os motoristas", o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ressalta que a medida, aliada a novas faixas de pedestres e semáforos, "salva vidas, principalmente porque induz a uma mudança de comportamento dos motoristas nos pontos mais movimentados da cidade".

DN Online

Nenhum comentário: