sexta-feira, 5 de maio de 2017

Idade mínima para se aposentar poderia ser menor, diz ex-presidente do INSS

O advogado especialista em Direito Previdenciário e ex-presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Mauro Hauschild, disse nesta sexta-feira (5) que a idade mínima para a aposentadoria poderia ser menor do que está sendo proposto no relatório de reforma da Previdência, na Câmara dos Deputados.

"As regras de transição acomodaram a situação de quem está no mercado, mas a regra de partida poderia ser menor e chegar a uma idade mais dura daqui dez ou 15 anos", disse.

No texto-base aprovado esta semana na comissão especial que analisou a proposta, a idade mínima para aposentadoria será de 65 anos para homens e 62 para mulheres. Segundo Hauschild, do ponto de vista do governo, "parece que as concessões que foram feitas chegaram no limite".

Ele acredita, no entanto, que caso houvesse alguma concessão na questão da idade mínima, isso traria mais adesão de parlamentares para aprovar a reforma em plenário. "Isso daria uma distencionada nos deputados que ficariam mais à vontade de votar a favor do governo", disse.

Uol

Nenhum comentário: