domingo, 2 de abril de 2017

Chuvas: março fecha quase na média histórica do mês no Estado do Ceará

chuva
Março terminou em torno da média esperada de chuvas. Dos 203.4 mm aguardados, 206.3 mm foram registrados em todo mês. Os números ainda são parciais, podendo haver uma variação mínima nos próximos dias. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), mais dados dos municípios são esperados para atualizar as informações.

Diante do saldo positivo em fevereiro (30,6% a mais dos 118.6 mm normal), do mês de março na média e um abril iniciado debaixo de chuva, a previsão para a quadra chuvosa segue a mesma. Segundo Funceme, o Estado irá manter a média normal de 510 mm no trimestre (de fevereiro a abril) e 600 mm até maio, sendo aceita uma variação de 16% para mais ou para menos.

Mais de 100 municípios do Ceará amanheceram com chuva no dia 1º de abril. Até o fechamento ao meio dia deste sábado, a cidade com maior precipitação foi Granja, que acumulou 88 mm, seguindo de Moraújo (69 mm) e Crateús (63 mm). No entanto, isso não é garantia de um trimestre posito, acima do esperado, conforme a Funceme.

Ainda assim, manter a média será melhor do que o cenário negativo de 2016. Ano passado, a quadra chuvosa ficou abaixo do esperado durante os quatro meses, tendo pior resultado em fevereiro, com 53,2 mm. Isso representou 55,2% a menos do normal aguardado de 118,6 mm. Nesse período, o melhor saldo foi em março, com 129,4 mm, mas ainda assim foi 36,4% abaixo dos 203,4 mm do mínimo desejado.

Para amanhã (2/4) e segunda (3/4), a previsão é continuar chovendo, com nebulosidade variável com chuva em todas as regiões do Ceará no decorrer do dia. Esse tempo deve-se à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no período de fevereiro a maio no setor norte do Nordeste brasileiro (NEB).

DN Online

Nenhum comentário: