quinta-feira, 23 de março de 2017

Falta de água: 872 Municípios enfrentam problema neste ano

Apenas neste ano, 872 Municípios estão com reconhecimento federal de Situação de Emergência devido ao longo período de estiagem. O Nordeste é a região mais afetada, com a pior seca do último século. O Estado da Paraíba é o que concentra o maior número de Municípios nessa situação. O número de cidades paraibanas com problemas de abastecimento de água devido à estiagem aumentou 60% em um ano.

Os Estados do Rio Grande do Norte e Ceará – que têm respectivamente 154 e 140 Municípios em Situação de Emergência – também sofrem com a falta de água. Nos Municípios cearenses, a seca mais severa vem ocorre desde o ano de 2011. Com isso, o volume de água armazenado está atualmente em 8,8% dos reservatórios, o menor em mais de vinte anos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca que essa situação é reflexo de um acúmulo dos impactos causados pelo El Niño. O debate em torno do problema ocorre há anos e vem sendo reforçado ao longo da história com marcos como o Dia Mundial da Água. No entanto, as pessoas ainda não aprenderam a gerir de forma adequada a água.

Agência Brasil

Nenhum comentário: