quarta-feira, 22 de março de 2017

Chuvas garantem abastecimento de 21 cidades do CE até 2018; veja lista

Foto: (Tadeu Feitosa/Arquivo Pessoal)
Vinte e um municípios e quatro localidades do Ceará receberam recargas para garantir o abastecimento hídrico até 2018, devido às chuvas registradas nos últimos meses no estado, conforme a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Esses municípios são Altaneira, Antonina do Norte, Canindé, Caridade, Coreaú, Forquilha, General Sampaio, Graça, Independência, Maranguape, Martinópole, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Paramoti, Pires Ferreira, Reriutaba, Senador Sá, Tejuçuoca, Uruoca e Varjota. Além dos distritos de Lagoa do Mato (Itatira), São Domingos (Caridade), Tabuleiro dos Mendes (Antonina do Norte) e Lapa (Graça). Para o diretor de Unidade de Negócios do Interior da Cagece, Hélder Cortez, o número ainda pode aumentar.

No caso de Fortaleza e Região Metropolitana, a situação ainda não mudou. O principal açude que abastece a região, o Castanhão, está muito abaixo de sua capacidade de armazenamento, com um volume de apenas 5,7%.

Crise hídrica

Apesar de as precipitações registradas em fevereiro e março pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os açudes de muitas cidades têm nível abaixo da capacidade mínima de armazenamento.

Conforme a Cagece, atualmente 27 cidades encontram-se em situação de contingência. Nesses locais, a companhia realiza ações com objetivo preservar ao máximo os mananciais, dentre elas o rodízio de abastecimento, a disponibilização de carros pipas e a busca por novas fontes de captação, como perfuração de poços tubulares e construção de Adutoras de Montagem Rápida.

G1CE
Postar um comentário