terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Homem que furtava veículos durante Test Drive é preso no Conjunto Esperança, em Fortaleza

gordinhoUm homem acusado de furtar 14 veículos foi preso, no último sábado (18), em uma churrascaria localizada no bairro Conjunto Esperança. Leandro Oliveira Leite, conhecido como o “Gordinho do Test Drive”, é responsável por aplicar golpes em funcionários de concessionárias ou revendedoras, além de vendedores particulares de automóveis, de acordo com a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC).

O esquema estava sendo investigado pela Polícia Civil desde dezembro de 2016, através da Operação Test Drive. Junto com Leandro, foram presos Emerson Costa Antônio e Janderson Melo da Silva, que seriam comparsas do acusado. O trio responderá por associação criminosa armada e nas cominações legais da Lei das Organizações Criminosas.

Estratégia

As investigações apontam que a principal estratégia de Leandro era alegar que o veículo estava com problemas — como, por exemplo, que a placa do carro estava batendo no para-choque ou que o pneu do automóvel estava com alguma falha. Assim que o funcionário descia do carro para verificar o suposto defeito, Leandro fugia com o veículo.

Após a evasão, haviam dois caminhos possíveis para o automóvel. O primeiro consistia em encaminhar o veículo para um desmanche, localizado na Av. Augusto dos Anjos, no bairro Bonsucesso. Leandro recebia, por cada carro, cerca de R$ 1.100. O principal receptador dos veículos era João Saldanha de Pontes, que segue foragido.

A segunda estratégia era vender o veículo para pessoas indicadas por outros criminosos, com a ajuda de seus comparsas, que também são acusados de realizarem assaltos à mão armada.

Negociação

O delegado Fernando Cavalcante, titular da DRFVC, explicou como funcionava a negociação. “Haviam veículos que eram encomendados por pessoas que estão dentro do presídio. Os detentos compravam e mandavam entregar a outras pessoas aqui fora para cometer delitos, como assaltos e tráfico de drogas”, afirma o delegado.

Leandro não apontou quem eram os responsáveis por solicitar a compra dos veículos. A polícia segue em diligências para identificar os acusados.

DN Online

Nenhum comentário: