quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Ministério lança edital para contratar construtora na Transposição

Ministério da Integração lança edital para contratar empreiteira que fará parte do que deveria ter sido feito pela construtora Mendes Júnior / Foto: JC Imagem
O Ministério da Integração Nacional vai publicar hoje o edital de licitação das obras da primeira etapa (1N) do Eixo Norte do projeto da Transposição de águas do Rio São Francisco que não foram executadas pela empresa Mendes Júnior. Os serviços serão realizados num trecho de 140 quilômetros de extensão, passando pelas cidades pernambucanas de Cabrobó, Salgueiro e Verdejante e pelo município cearense de Pena Forte. A Mendes Júnior desistiu da obra depois de ser denunciada na Operação Lava Jato, que revelou um esquema de corrupção bilionária envolvendo empreiteiras que prestaram serviço à Petrobras.

A transposição pretende levar a água do São Francisco a 390 municípios em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O empreendimento teve as suas obras iniciadas em 2007 e, inicialmente, o prazo previsto para conclusão era 2010, o que não ocorreu por inúmeros problemas como desistência das construtoras, falhas nos projetos executivos, entre outros. Ao mesmo tempo em que a obra se arrasta, os Estados do Nordeste passam por uma seca que ultrapassa os quatro anos.

O edital será publicado hoje no Diário Oficial da União e disponibilizado no site do Ministério da Integração Nacional. A contratação será na modalidade Regime Diferenciado de Contratações (RDC) que, geralmente, é adotada para dar uma maior celeridade na contratação. As propostas das empresas interessadas serão abertas em janeiro próximo e a contratação das obras em fevereiro de 2017, segundo o Ministério.

Ainda de acordo com o Ministério, com a conclusão desse serviço a expectativa é beneficiar o reservatório de Jati, no município de mesmo nome (no Ceará), em agosto próximo e, em setembro, a população da Região Metropolitana de Fortaleza. O estado do Rio Grande do Norte será atendido em dezembro de 2017.

Nenhum comentário: