quarta-feira, 23 de novembro de 2016

TCU aponta irregularidades no Fies e convoca ex-ministros para explicações

O Tribunal de Contas da União convocou o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e outros quatro ex-ministros da ex-presidente Dilma Rousseff para explicar uma série de irregularidades apontadas no Fies, o programa de financiamento estudantil do governo federal.

O tribunal fez uma auditoria no fundo entre 2009 e 2014 e constatou que o programa é ineficaz e contou com recursos usados de forma irregular. Foram quase R$ 50 bilhões destinados ao financiamento de estudantes universitários no período.

O relatório aprovado pelos ministros do TCU afirma que o programa ajudou empresas do setor de educação a aumentarem seus ganhos e beneficiou, em sua maioria, estudantes que não precisavam dos recursos e que passaram até mesmo a ganhar dinheiro especulando com empréstimos a juros subsidiados.

Além de Haddad, Aloízio Mercadante e Henrique Paim (Educação), os ex-ministros Miriam Belchior e Nelson Barbosa (Planejamento) terão que apresentar defesa ao órgão de controle, no prazo de 15 dias, explicando por qual motivo gastaram além do previsto no Orçamento no programa e deixaram o Fundo em condições “insustentáveis”, de acordo com relatório do Banco do Brasil, que era responsável por gerir os recursos.

Ceará Agora

Nenhum comentário: