terça-feira, 22 de novembro de 2016

Sob pressão, comissão adia votação do pacote anticorrupção e reduz medidas

O deputado Onyx Lorenzoni durante sessão para discutir e votar o projeto de lei que estabelece medidas de combate à corrupção (DF)
Sob pressão e em meio a tratativas para a aprovação de uma anistia aos alvos da Lava Jato, a comissão especial da Câmara que discute o pacote de medidas contra a corrupção adiou para esta quarta-feira (23) a votação do relatório do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

Após uma série de reuniões fechadas, o relator reduziu ainda de 17 para 12 as medidas.

Há articulações de deputados para incluir uma emenda –na comissão ou no plenário da Câmara– com duas modificações polêmicas, entretanto.

A primeira é o endurecimento das leis contra magistrados e integrantes do Ministério Público que cometam crimes, classificada por associações representativas como mera retaliação à Operação Lava Jato.

A segunda, discutida intramuros por líderes de praticamente todas as legendas, é a inclusão no pacote de dispositivo para anistiar os crimes de caixa dois eleitoral (uso de dinheiro de campanha sem conhecimento da Justiça), além de impedir que eles sejam enquadrados em outros pontos da legislação, como corrupção e lavagem de dinheiro.

Com esse objetivo, partidos têm trocado nos últimos dias integrantes da comissão que mostram resistência a chancelar a proposta.

Folha de S.Paulo

Nenhum comentário: