quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Recontagem de votos confirma resultado das eleições em Cariús (CE)

A recontagem de votos das eleições à Prefeitura do município de Cariús, no Centro-Sul do Estado, confirmou a apuração do dia 2 de outubro. Com 5.811 votos cada um, os dois candidatos mais bem votados ficaram empatados.

Resultado de imagem para cariús
Quem assumiu foi Iran (PSDB), com 46 anos, em detrimento do adversário Nizo Costa (PMDB), que tem 41 anos. A auditoria foi realizada durante a tarde desta quarta-feira, 9, no cartório Eleitoral do município de Jucás. No total, foram revisados os votos de 58 urnas.

A coligação de Nizo Costa solicitou a recontagem alegando indícios de irregularidades no pleito. Inicialmente negado pela juíza eleitoral responsável pela Zona,o procedimento foi feito após o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) julgar o pedido procedente.

Em entrevista, Janes Pedro da Silva, advogado da coligação de Iran, destacou a confirmação do resultado e disse que isso foi importante para pôr fim aos "boatos" de fraude nas urnas que corriam na Cidade.

Francisco Gonçalves, advogado da coligação de Nizo Costa, admitiu que não há mais dúvidas quanto à contagem dos votos, mas denuncia outros dois casos de irregularidades na votação, o que poderia causar o desempate do pleito.

De acordo com ele, um dos votos de Iran foi dado por um homem condenado criminalmente, com sentença em trânsito julgado, e que estaria, portanto, com direitos políticos suspensos e não poderia votar.

Gonçalves também fala de uma contratação de funcionários temporários pelo prefeito de Crateús, João Gilvan Oliveira (PDT), que apoiava Iran, enquanto 300 aprovados esperavam serem chamadas em concurso público. "Não houve nenhuma emergência para explicar a contratação de temporários", argumenta.

Ele afirma que entrou com ação e espera que denúncias sejam julgadas em até seis meses. A reportagem não conseguiu localizar o prefeito de Cratiús para que ele respondesse às acusações. (Colaborou Amaury Alencar)

Redação O POVO Online

Nenhum comentário: