quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Professores da UFC, UFCA e Unilab seguem em greve no Ceará

Os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal do Cariri e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) seguem em greve por tempo determinado até o dia 13 de dezembro. A medida foi aprovada em assembleia na última sexta-feira (18), conforme a Associação dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc). Os servidores técnico-administrativos das instituições também estão em greve desde outubro.

A categoria acompanha mobilização nacional contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2016, que limitaria os gastos públicos à variação da inflação pelos próximos 20 anos. Em todo o país, há professores universitários das redes federal e estadual em greve.

No início de novembro, os professores das universidades federais do Ceará recusaram, em plebiscito (606 a favor, 913 contra), a realização de greve por tempo indeterminado. Já na assembleia do último dia 18, a categoria votou (211 a favor, 190 contra) pela greve até o dia 13 de dezembro, quando deve ocorrer a votação da PEC do teto dos gastos no Congresso.

Desde a assembleia, conforme a Adufc, há professores que estão apoiando estudantes, participando de palestras e aulas públicas nas ocupações. Em nota, a reitoria da UFC informou que recebeu o comunicado da Adufc sobre a deflagração de greve e que respeita a autonomia da entidade sindical.

Nenhum comentário: