quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Moradores realizam manifestação contra esvaziamento do Açude Orós

http://blogs.diariodonordeste.com.br/centrosul/wp-content/uploads/2016/11/a%C3%A7ude-or%C3%B3s.jpg
Moradores e produtores rurais do município de Orós, na região Centro-Sul do Ceará, realizam a parir de 9 horas da manhã desta quarta-feira, 16, manifestação contra o esvaziamento do reservatório que passou a liberar 16 metros cúbicos por segundo para atender a demanda do Baixo Jaguaribe e da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). As águas do Orós chegam ao Açude Castanhão pelo Rio Jaguaribe.

O nível do açude cai 4cm a cada 24 horas. “Estamos preocupados porque mais uma vez estão secando o Orós. A população local e os produtores vão sofrer, enfrentar prejuízo, sem nenhuma compensação”, disse o integrante do Comitê da Bacia do Alto Jaguaribe, Paulo Landim.

Além da cidade de Orós, as águas do açude atendem demanda de criadores, agricultores no entorno da barragem, abastecimento de dezenas de localidades rurais, reabastecimento do Açude Lima Campos e da cidade de Icó, além do Baixo Jaguaribe e da demanda da RMF. “A prioridade deveria ser o uso da água para consumo humano, mas ainda estão brigando por água para irrigação e criatórios de peixe e camarão no Baixo Jaguaribe”, protestou Landim.

A operação que começou a ampliar a liberação de água do açude começou em setembro passado com 10 m3/s e agora foi ampliada para 16m3/s. De acordo com o portal hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) o Açude Orós atualmente acumula 17,9% de sua capacidade. Até o fim do ano deve chegar a 10%, segundo estimativa da Cogerh.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: