quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Defesa Civil reconhece situação de emergência de 104 cidades cearenses afetadas pela seca. Acopiara está na relação

 Estiagem no reservatório conhecido como Açude da Pista, que abastecia moradores da comunidade Engano, no distrito de Riacho Verde, em Quixadá, sertão central do Ceará (Fernando Frazão/Agência Brasil)
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil publicou na edição desta quarta-feira (23) do Diário Oficial da União, reconhecimento de situação de emergência em 104 municípios cearenses, dentre eles, Acopiara, em decorrência da falta de chuvas na região.

O Ceará enfrenta, em 2016, o quinto ano de estiagem. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) a quadra chuvosa – período de chuvas no Nordeste – foi abaixo da média e não conseguiu repor a capacidade hídrica dos reservatórios.

O reconhecimento federal permite que as populações dos municípios tenham acesso a programas da União capazes de diminuir os efeitos da estiagem.

Por sua vez, o governo do estado pode solicitar recursos para a contratação de carros-pipa com o objetivo de abastecer as sedes dos municípios (zona urbana).

As avaliações são feitas conforme a Instrução Normativa 01/2012, do Ministério da Integração Nacional, que estabelece critérios para decretação de situação de emergência ou de calamidade pública.

Conheça a lista dos municípios cearenses aqui.

Nenhum comentário: