segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Candidatos presos pela PF sabiam tema da redação do Enem no CE e AP

Candidato estava com texto sobre o tema da redação do Enem (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Candidatos foram presos no Ceará e no Amapá com o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (6). Em Fortaleza, a polícia encontrou no bolso do homem o gabarito da prova, o tema e o texto da redação pronto para ser transcrito. Ele foi visto usando um ponto eletrônico na sala do exame.

A reportagem procurou o Ministério da Educação para comentar os casos, mas até a última atualização do texto não tinha tido resposta.

"Essa prova foi vazada de alguma forma e, não sabemos como ainda, mas que os gabaritos chegaram a candidatos antes mesmo do exame iniciar, isso é fato", disse nesta segunda-feira (7) a delegada da Polícia Federal Fernanda Coutinho, coordenadora regional do Enem no Ceará.

Segundo ela, o candidato já tinha acesso ao gabarito e tema da redação por volta das 11h e 11h30 do dia da prova. Os portões foram fechados às 12h, e o exame começou às 13h. "Ele levou no bolso a redação já feita para ele fazer somente a transcrição na hora do exame", afirmou a delegada.

Fernanda Coutinho disse que, geralmente, o esquema de fraude do Enem tem um "candidato piloto", que faz a prova informa as respostas para outro que repassar o gabarito, mas neste ano, a Polícia Federal obteve informações de que os gabaritos foram divulgados no horário da prova e antes, por meio do WhatsApp dos candidatos.

Em Macapá, um homem de 31 anos foi preso logo depois de deixar o local de prova em uma faculdade no Centro. Após abordagem, ele confessou que sabia o tema da redação antes mesmo de iniciar o segundo dia de provas. Com ele, foi encontrado um texto com o assunto "intolerância religiosa", aplicado no Enem a quase 6 milhões de candidatos em todo o país.

A operação, segundo a polícia, chegou até o suspeito porque havia indícios de fraude em provas feitas por ele em anos anteriores. Os agentes da PF se disfarçaram de aplicadores da prova e fizeram a prisão após o suspeito sair do local.

G1

Nenhum comentário: