terça-feira, 15 de novembro de 2016

Aderilo continua sem permitir a transição de governo em Iguatu (CE)

Com o fim das eleições municipais de 2016 uma enormidade de providências começam a serem tomadas. Todas elas intimamente ligadas ao término do mandato atual e ao início do novo.

O momento pós-eleitoral implica na finalização de um governo e início de outro. Isso demanda preparação e mostra o quanto é plural o fenômeno; é algo tão grande ou muito maior do que o próprio pleito recém-disputado. A partir de agora, a grande missão de Ednaldo Lavor, Prefeito eleito no último pleito, é se incumbir da árdua tarefa de sincronizar as informações que devem ser cedidas pela atual gestão relativas ao destino de Iguatu.

Para isso, o novo gestor de Iguatu já formou a sua equipe de transição e conta com a designação de pessoas que detém conhecimentos correlatos aos temas sensíveis a serem tratados com entendimento nas áreas seguintes: Planejamento, Jurídico, Orçamento, Finanças, Contabilidade, Pessoal (Recursos Humanos), Suprimentos Governamentais, Infraestruturas civil e de TI, Saúde e Educação, pois a transição de governo implica numa extensa série de providências para o bom andamento da máquina pública, incluindo o bem estar da sociedade. Lavor ainda aguarda o posicionamento do atual gestor, Aderilo Alcântara, que não tem dado sinais de interesse para que esse processo transcorra democraticamente.

O Ministério Público (MP) se manifestou sobre o caso pedindo a Aderilo que permita pacificamente a transição de governo, inclusive estipulando um prazo para que o processo pudesse acontecer. Apesar dos esforços, todos os prazos foram vencidos sem que o atual Prefeito tenha interesse na causa.

Em realidade, vale salientar que agora o que está em debate não são os mandatos dos governantes; o destaque é a continuidade das atividades administrativas que se materializam – sob o ponto de vista comunitário – na boa prestação de serviços públicos e na efetivação do atendimento das demandas da população. Nesse momento, não é mais hora de se falar de vencidos e de vencedores. O instante é de intenso preparo destinado a promover a transição do governo local, na Prefeitura de Iguatu.

É importante ressaltar que, ao se institucionalizar o processo de transição nos governos municipais – além de cumprir as normas do País – os governantes locais estão promovendo aquilo tudo que é devido aos cidadãos e cidadãs. E, para finalizar, é preciso deixar claro que quem exerce mandato político ou age na condição de servidor do povo se torna devedor de prestar contas e está passível de responsabilização e punição. O que se está aferindo, ao final de tudo, é a gestão de dinheiros e patrimônios que não pertencem ao mandatário eleito, e sim, ao povo.

Por: Marcela Bezerra
Iguatu News

Nenhum comentário: