sábado, 12 de novembro de 2016

51 cidades do Ceará têm dia D de vacinação de cães e gatos

Cães e gatos foram vacinados durante a campanha (Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Santos)
O dia D de mobilização para vacinação de cães e gatos contra a raiva, neste sábado (12), abrange 51 cidades cearenses. Outros 133 municípios começaram a campanha de vacinação antirrábica em outubro e atingiram cobertura vacinal de 40,51%, o que significa imunização de 504.199 cães e 250.752 gatos. A meta da campanha em todo o Ceará é imunizar 80% de 1.244.747 animais até 12 de dezembro.

A vacinação é a única forma de evitar que animais domésticos contraiam raiva e transmitam a doença para humanos.“Todos os cães e gatos podem ser vacinados, exceto aqueles que se encontrem doentes. A idade mínima para vacinação é de três meses, seguido de uma dose de reforço. Lembrando que a vacina é a única forma de garantir a saúde e proteção desses animais contra a raiva”, diz Rosânia Ramalho, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de Fortaleza.

A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado. A taxa de letalidade entre humanos é próxima de 100%. Em média, ocorrem 30 mil agressões de animais a humanos a cada ano, 2,5 mil por mês e 94 por dia.

Além da vacinação dos animais domésticos, as secretarias de saúde dos municípios devem ser acionadas para capturar os animais de rua que podem portar a doença. Nas cidades, a presença de morcegos deve ser notificada aos departamentos de zoonoses. De janeiro a setembro deste ano, o diagnóstico laboratorial de 39 casos de raiva animal identificou 32 casos em animais silvestres – 28 em morcegos em área urbana, três em raposas e um em soim – que podem infectar animais domésticos, como cães e gatos.

Veja cidades que recebem o Dia de Mobilização contra a Raiva

Aquiraz
Abaiara
Altaneira
Aracati
Assaré
Barroquinha
Beberibe
Boa Viagem
Camocim
Campos Sales
Canindé
Caridade
Cascavel
Catunda
Chaval
Choró
Crato Fortaleza
Fortim
Granjeiro
Hidrolândia
Horizonte
Ibaretama
Ibicuitinga
Icapuí
Icó
Independência
Ipaumirim
Itaiçaba
Itaitinga
Itatira
Jijoca de Jericoacoara
Juazeiro do Norte
Lavras da Mangabeira Madalena
Martinópole
Mauriti
Mulungu
Nova Olinda
Ocara
Palhano
Paramoti
Pedra Branca
Poranga
Potengi
Quixadá
Quixeramobim
Salitre
São Luís do Curu
Senador Pompeu
Umirim

G1CE

Nenhum comentário: