terça-feira, 4 de outubro de 2016

Roberto e Wagner vão em busca de mais apoio

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o Capitão Wagner (PR), tiveram uma série de reuniões e encontros, ontem, no primeiro dia após o resultado do primeiro turno da disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Nos encontros, eles buscaram adesões dos outros candidatos a prefeito derrotados na votação de domingo (2), e com aliados trataram das estratégias que utilizarão para esta segunda parte da disputa.

Em Fortaleza, no domingo, foi registrada uma abstenção de 17,04%, representando a ausência nas urnas de 288.362 votos, além de 2,52% de sufrágios brancos e 82.342 nulos. No total, 406.147 votos deixaram de ser computados para os oito candidatos a prefeito da capital cearense. Capitão Wagner, segundo colocado na disputa, obteve 400.802, menos, portanto, que as abstenções, os brancos e os nulos oficialmente registrados.

Em relação à eleição proporcional, dos vereadores da Capital, a perda de votos foi ainda maior, embora o número da abstenção seja o mesmo. A quantidade votos em branco para vereador chegou a 65.060, enquanto os nulos somaram 83.631.

Comitês

Primeiro colocado na disputa majoritária, o prefeito Roberto Cláudio obteve 524.973 votos no pleito de domingo passado, totalizando 40,81% dos votos válidos. Já Capitão Wagner foi para o segundo turno por conta dos 400.802 votos que obteve, o que dá 31,15% dos votos do eleitorado fortalezense. O início do período de propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão está marcado no Calendário Eleitoral para o dia 15 de outubro.

Durante toda a manhã de ontem, o comitê central da campanha de Capitão Wagner passou sem muita movimentação, apenas umas poucas pessoas conversando sobre os próximos passos da campanha. A coligação que apoia Wagner conseguiu eleger oito vereadores, sendo quatro do PR, mesmo partido do postulante; dois do Solidariedade (SD), incluindo aí o mais votado, Célio Studart; um do PMDB e outro do PSDB.

A assessoria do republicano se reuniu no fim da tarde para discutir o funcionamento da campanha durante o segundo turno. No entanto, no período da manhã, a equipe de comunicação chegou a se reunir para planejar o formato da campanha no rádio e na televisão nos próximos dias.

Capitão Wagner disse ao Diário do Nordeste que, neste segundo momento da campanha em Fortaleza, vai se utilizar do mesmo mote do primeiro turno; no entanto, vai aproveitar o maior tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão para se aprofundar nas propostas apresentadas nos últimos 45 dias de campanha.

O postulante havia dito que vai buscar o apoio de todos os candidatos que não foram para o segundo turno e, no início da tarde de ontem, já tinha uma conversa com Ronaldo Martins, do PRB, que obteve pouco mais de 4% dos votos no pleito de domingo passado. Martins ficou de dar resposta até quinta-feira, mas Wagner avaliou o diálogo como "positivo".

Conversar

"A gente tem tido um contato bom com o deputado Ronaldo Martins, mas vamos conversar com outros também", disse. Ele destacou ainda que no segundo turno vai utilizar o comitê central para a realização de debates, distribuição de materiais e realização de grandes eventos.

Apesar de ter ido para o segundo turno contra o prefeito Roberto Cláudio, Wagner obteve apenas 31,15% dos votos válidos, enquanto que seu adversário conseguiu 40,81%, com uma diferença de mais de 124 mil votos entre os dois. Para reverter esta diferença em relação à sua candidatura, o republicano afirmou que vai focar, além do pedido de apoio dos postulantes derrotados, também naqueles eleitores mais indecisos.

Já Roberto Cláudio, ainda na manhã de ontem, iniciou o processo de agradecimento a apoiadores e à população que o ajudaram a chegar ao segundo turno da campanha. Ele realizou ligações para militantes e dirigentes partidários, e ainda durante o dia buscou ter uma maior compreensão dos números para estabelecer estratégias de trabalho.

Ele conversou com o governador Camilo Santana (PT) sobre a participação do petista na campanha, a partir de agora, além de ter acertado com o ex-governador Cid Gomes como tratar da ampliação da sua aliança, agora com alguns dos candidatos que não passaram do primeiro turno da disputa. Roberto, segundo assessores, também vai procurar o deputado Ronaldo Martins.

Evitando falar abertamente sobre seus contatos, ontem, em entrevistas, o prefeito voltou a dizer que vai "continuar com muita humildade e trabalho. Queremos manter ao longo do segundo mandato aquilo que já fizemos, e pretendemos resolver problemas que não conseguimos resolver, além de apresentar novas ideias para que o governo seja melhor", disse.

Ele afirmou ainda que, caso seja reeleito, deve dar prioridade a investimentos na Saúde, área em que mais investiu, conforme disse. "Tivemos muitos avanços, mas ainda temos alguns desafios, como regularizar o estoque de medicamentos e melhorar a rede de policlínicas. Queremos fazer mais, e além disso adequar a estrutura hospitalar. São pelo menos 450 novos leitos que vão aumentar a capacidade de cirurgias", disse.

Na área de geração de emprego e renda, o candidato ressaltou que pretende instalar uma frente de capacitação de trabalho, principalmente entre os jovens. Segundo ele, existem setores como Saúde, Indústria e Turismo que necessitam de mão de obra, mas não há qualificação das pessoas.

Para a Segurança, ele destacou que a presença do candidato a vice, Moroni Torgan (DEM), foi essencial, já que ele tem plano de tornar mais integrada a Prefeitura de Fortaleza com as polícias Militar, Civil e Federal.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: