sexta-feira, 7 de outubro de 2016

No Ceará, para cada aluno em faculdade pública, há 2 na particular

Para cada aluno matriculado em instituições públicas de ensino superior no Ceará, 2,04 estão inscritos em estabelecimentos da rede privada. O dado, que se refere apenas a cursos presenciais, compõe o Censo da Educação Superior 2015, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) ontem, em Brasília. De todos os estados do Brasil, conforme o estudo, somente Paraíba, Tocantins e Rondônia têm mais estudantes na rede pública do que na rede privada.

Associa-se à maior parte dos universitários brasileiros estar matriculada em universidades, faculdades e centros educacionais privados o fato de que, de todas as 2.364 instituições de educação superior (IES) do País, 87,5% são particulares e 12,5% são públicas. Apesar da alta oferta na rede particular, houve redução de 6,1% no número de alunos ingressantes no sistema de educação superior em 2015.

O diretor-executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Sólon Caldas, atribui o encolhimento a dois fatores: restrição de acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e aumento do desemprego no Brasil. “Como o aluno da (faculdade) particular tem que arcar com a mensalidade, ou ele tem que estar empregado ou tem que ter o financiamento. Não aconteceram as duas coisas”.

Tal como na ocasião da divulgação dos resultados por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, feita na última terça-feira, 4, o Governo Federal aproveitou a apresentação dos números para reforçar a reforma do ensino médio proposta pelo presidente Michel Temer. “A mudança terá um impacto direto nos indicadores do ensino superior”, garantiu o ministro da Educação, Mendonça Filho.

O POVO Online

Nenhum comentário: