sábado, 8 de outubro de 2016

Imbatível, Rosberg não dá chance e vence nova batalha contra Hamilton no campeonato com pole para GP do Japão

Ninguém parece capaz de deter Nico Rosberg em Suzuka. A verdade é que o piloto se mostrou soberano. Depois de liderar todos os treinos livres do fim de semana, o líder do campeonato foi ainda mais veloz na classificação e, com uma volta voadora na fase final da sessão decisiva, na tarde deste sábado (8), conquistou o direito de largar na frente no GP do Japão de F1, o 17º da temporada 2016. É a oitava vez que o alemão vai puxar o pelotão neste ano. Também é a 30ª pole-position de sua carreira, que o faz agora superar a marca da lenda Juan Manuel Fangio, pulando para a oitava posição na lista dos pilotos que mais vezes ocuparam o posto de honra do grid na história do Mundial.

Ainda, o piloto do W07 #6 também se coloca em uma forte posição para ampliar sua vantagem na liderança do campeonato e firmar o caminho rumo ao primeiro título mundial. É a primeira vitória na disputa contra Hamilton, ainda que por uma diferença de míseros 0s013. De novo, a Ferrari foi a equipe que mais perto ficou da Mercedes. Kimi Räikkönen será o terceiro colocado, enquanto Sebastian Vettel seria o quarto, mas uma punição o jogou para sétimo. A sua frente, vão estar Max Verstappen, Daniel Ricciardo e Sergio Pérez. O top-10 ainda foi completado pelos dois carros da Haas e por Nico Hülkenberg.

Os brasileiros viveram uma classificação decepcionante. Felipe Massa sequer passou para o Q3 e vai largar mesmo do 12º posto. O piloto da Williams se surpreendeu com o avanço da Force Índia e da Haas ao falar do desempenho. “Foi o que dava, sem dúvida. Decepcionante porque a luta é grande, mas dá para ver que nosso carro, a velocidade com o pneu novo, em comparação com os outros, a diferença é pequena, 0s1 da Force Índia. Mas estamos atrás, os dois carros fora do Q3, não é o resultado para a gente. A corrida é a manhã, mas isso mostra nossa posição. A grande surpresa é a Haas, que colocou os dois carros na nossa frente. Não ficar no Q3 foi muito mais pela Haas do que pela Force India”. disse Massa ao SporTV.

Quanto a Felipe Nasr, coube apenas o 20º. “Não fiquei contente com a maneira que terminou. Acho que o primeiro jogo de pneu foi muito bom, estava em 15º, precisava de mais uns 0s2, no máximo, para ficar bem posicionado, mas quando me soltaram da garagem eu tinha três, quatro carros na minha frente, não consegui pegar uma volta de aquecimento tão limpa como na primeira tentativa. Então comecei a volta e senti que a temperatura ideal dos pneus não estava ali. O carro piorou. A pista evoluiu no final, mas a gente teve um resultado pior”, respondeu o piloto em entrevista ao canal SporTV.

Nenhum comentário: