quinta-feira, 20 de outubro de 2016

CNJ começa a colher documentos dos gabinetes dos desembargadores do TJCE

A Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) começou, na manhã desta quinta-feira (20), a inspecionar e colher documentos dos gabinetes dos três desembargadores suspeitos de venderem liminares nos plantões do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

Os desembargadores em questão, Carlos Rodrigues Feitosa, Francisco Pedrosa Teixeira e Sérgia Maria Mendonça Miranda, foram convocados pelo CNJ a prestar esclarecimentos durante a inspeção, que começou às 9h e está prevista para se prolongar até 19h, devendo continuar na sexta (21), no mesmo horário. Como se trata de um convite, os investigados não são obrigados a comparecerem.

A comitiva do CNJ, formada por 4 juízes e 4 assessores, chegou ao Tribunal sem falar com a imprensa e se direcionou à sala do prédio que servirá de base para realizar os trabalhos. Depois, a equipe se dividiu entre os gabinetes dos desembargadores investigados.

A assessoria de comunicação do CNJ frisou que a inspeção e os documentos colhidos irão embasar uma investigação administrativa por parte do órgão, que irá focar em descobrir se houve desvio de conduta dos magistrados.

Em paralelo, os três desembargadores são investigados pela Polícia Federal pela mesma suspeita. Além deles, 14 advogados foram alvos da operação "Capuccino", deflagrada no dia 28 de setembro, que cumpriu 19 mandados de busca e apreensão e 24 de condução coercitiva.

DN Online

Nenhum comentário: