segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Clã Ferreira Gomes continua a frente da Prefeitura de Sobral (CE)

Berço dos irmãos Cid e Ciro, Sobral teve uma das eleições mais concorridas à Prefeitura dos últimos 20 anos. O candidato do PDT, Ivo Gomes venceu o pleito venceu com mais de 51% dos votos contra o candidato do PMDB, Moser Rodrigues que ficou com 39% dos votos.

O Município tem o controle administrativo do clã Ferreira Gomes desde janeiro de 1997 quando Cid Gomes foi eleito prefeito. Cid fez a maior transformação no modelo administrativo e político de Sobral e, no ano de 2000, garantiu o segundo mandato, abrindo caminho para, em 2006, ser eleito governador.

Antes de chegar ao comando político do Estado, Cid elegeu, em 2004, como prefeito de Sobral, o então deputado federal Leônidas Cristino. Leônidas foi reeleito e, no início de 2011, trocou a Prefeitura pelo cargo de Secretário dos Portos do Governo Dilma, deixando, em seu lugar, o então vice-prefeito Veveu Arruda (PT).

Veveu, com o prestígio dos irmãos Ferreira Gomes, terminou o mandato de Leônidas e garantiu, em 2012, a reeleição. Em 2016, entra em cena, como candidato a prefeito, o irmão mais novo de Cid e Ciro, o deputado estadual Ivo Gomes. Ivo concorreu à Prefeitura de Sobral contra o deputado federal Moses Rodrigues, do PMDB, e o dr. Guimarães, do PSDB.

A disputa – uma das mais acirradas no Ceará, foi emblemática e marcou mais uma vez o conflito entre o PMDB, de Eunício Oliveira, e o grupo liderado pelo governador Camilo Santana e pelos irmãos Cid e Ciro Gomes.

Nenhum comentário: