sábado, 22 de outubro de 2016

Após greve, Uece retorna aulas dia 26

Os professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) suspenderam, ontem, a greve que durou 172 dias. A decisão foi tomada após a realização de uma assembleia na sede do Sindicato dos Docentes da Uece (Sindiuece), no bairro Benfica, em Fortaleza. Conforme a Instituição, o reinício do período letivo 2016.1 ocorrerá no dia 26 de outubro e terminará no dia 25 de janeiro do próximo ano.

Segundo o presidente do Sindicato dos Professores, Célio Ribeiro Coutinho, os profissionais da educação já estarão à disposição na próxima terça-feira (25). "A recomendação é que todos os professores já estejam em sala na próxima semana", afirma. O semestre 2016.2 começará no dia 15 de fevereiro de 2017.

Apesar da suspensão, assembleias serão realizadas nas próximas semanas para discutir o fim definitivo da paralisação. Até o momento, os principais pontos acertados entre o Governo do Estado e os docentes são a nomeação de 84 professores de forma imediata e a assinatura do início das obras nos campi de Itapipoca e Crateús.

O reitor da Uece, Jackson Sampaio, explica que não será possível retomar as aulas na terça-feira (já que segunda-feira é feriado do Dia do Comerciário) pois ainda é necessário organizar a realocação das salas de aulas e o remanejamento de alunos no Campus Itaperi, onde alguns blocos passam por reformas.

Em relação à posse dos professores, a dos substitutos deverá ocorrer de imediato, conforme Jackson. Serão empossados 75 docentes nesta condição. Já os professores efetivos, ao todo são 84, já foram nomeados pelo governador Camilo Santana na noite de ontem. A formalização deverá ser publicada no Diário do Oficial do Estado na próxima terça-feira (25). Estes docentes, segundo o reitor, terão até 30 dias para iniciarem as aulas.

DN Online

Nenhum comentário: