terça-feira, 20 de setembro de 2016

Vacina contra zika avança e pode começar a ser testada em novembro

Os testes clínicos da vacina contra o Zika vírus devem ter início em novembro, assim que a Anvisa liberar o procedimento e as pesquisas na área pelo Instituto Butantan, que desenvolve a imunização contra dengue. Já a vacina contra a chikungunya, doença incapacitante que causa dores nas articulações, está em um estágio ainda mais inicial.

No próprio instituto, o diretor de Butantan, Jorge Kalil, explicou nesta segunda-feira (19) que o prazo mais otimista é que as doses comecem a ser produzidas em 3 anos.

"Contra a zika, nós reescrevemos o projeto e devemos ter reunião com a Anvisa ainda nesta semana. Vai ser uma questão de um a dois meses. Com relação a chikungunya, ainda estamos acertando no detalhe com grupo europeu que está desenvolvendo, como vamos trazer isso e ganharmos os direitos para o Brasil, mas acho que no começo do ano", disse.

PEC do teto de gastos deve ser aprovada até novembro, diz MaiaPEC do teto de gastos deve ser aprovada até novembro, diz Maia

Mendes ironiza pedido de impeachment contra ele: "achei um pouco engraçada"Mendes ironiza pedido de impeachment contra ele: "achei um pouco engraçada"

Segundo o secretário estadual da saúde, David Uip, os casos de dengue caíram 77% em SP neste ano, o que põe na mira do Governo outra prioridade para o próximo verão: "vem iniciando o número relevante de casos de morte. Estamos com atenção envolvendo treinamento de profissionais da área de saúde".
A ideia inicial do instituto era "envelopar" a vacina da zika na da dengue, o que foi descartado por enquanto já que os prazos de pesquisas são muito diferentes. A da dengue pode chegar em 2018.

Os testes clínicos pra dengue em humanos em mais quatro dos 14 Estados previstos começam em outubro.

Segundo o governador Geraldo Alckmin, pouco mais de mil dos 17 mil voluntários já foram submetidos aos ensaios que seguem até o fim do ano em todo o País: "o mais importante agora é acelerar a vacinação. Se a gente conseguir até o final do ano ter a maior parte dos voluntários vacinados, aí a gente pode no verão ter uma resposta imunológica".

Além de ser usada pelo Ministério da Saúde, a vacina será comercializada internacionalmente. A população-alvo envolve 2 bilhões de pessoas no mundo.

*Informações da repórter Carolina Ercolin

Nenhum comentário: