sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Seis municípios do interior do CE têm apenas um candidato a prefeito

Mesmo após início do período de campanhas eleitorais, seis municípios do interior do Estado ainda tem apenas um candidato a prefeito nas eleições de 2016. Para especialista, o número é “inédito” e “reflexo” das alterações de prazo e redução de gastos previstos na reforma eleitoral, além da crise política nacional. Entre os seis municípios estão Ibaretama, Jati, Meruoca, Ocara, Potengi e Reriutaba.

A advogada especialista em direito eleitoral Isabel Mota, membro fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) acredita que a situação é “inédita”. “Nunca ouvi falar de tantos municípios com apenas um candidato”, afirma Isabel.

Ela aponta que diferença e redução nos prazos de registro e campanha, além da restrições de financiamento, com diminuição do teto de gastos e proibição de doações de empresas, contribuem para o cenário. Destaca, porém, o “processo contínuo de criminalização da classe política” como causa de afastamento de políticos.

“A situação é reflexo disso. O cidadão está sendo afastado de cargos políticos porque sabe que vai, independente do desempenho, ser colocado ao lado de outros que estão expostos de forma exagerada pela mídia. Só se sabe que político é bandido e quem é cidadão de bem não quer se misturar com isso”, argumenta.

Nenhum comentário: