sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Prefeito de Quixadá (CE) continua afastado após Justiça negar liminar

Prefeito João Hudson foi afastado por 120 dias (Foto: arquivo)A Justiça negou a liminar impetrada pelo prefeito afastado deste Município do Sertão Central, João Hudson Bezerra Rodrigues. O gestor tentou recorrer da decisão judicial que ocasionou o seu afastamento e de outros gestores após uma operação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Em decisão na última quinta-feira (18), a Justiça indeferiu o pedido e decidiu manter o afastamento de João Hudson.

O pedido de liminar foi julgada pelo juiz Henrique Jorge Holanda Silveira. Com a decisão, outros sete membros da gestão de João da Sapataria, como o ex-prefeito era conhecido, permanecem afastados. Como resultado da decisão, os envolvidos também continuam proibidos de acessar as dependências da Prefeitura e os bens e valores seguem bloqueados. Na petição, o MPCE argumenta que os envolvidos “descumprem as ordens judiciais emanadas do Poder Judiciário e segue realizando pagamentos aos credores escolhidos, burlando as decisões judiciais. Provadas estão as sonegações de informações, ocultação de pagamentos, empenhos, emissão de cheques e transferências bancárias realizadas em contas públicas bloqueadas, dentre outros, praticando seus atos numa cortina de fumaça”.

Operação

Na semana passada, o MPCE e a Polícia Civil de Quixadá deflagraram a operação “Folhas em Branco”. Mandados de busca e apreensão de documentos foram cumpridos na sede Prefeitura e nas secretarias municipais. De acordo com o órgão, a ação cautelar é motivada pelo descumprimento de ordens judiciais que pretendiam garantir o pagamento do salários dos agentes públicos municipais em dias, e investigar demais possíveis atos de improbidade administrativa, como a realização de pagamentos por meio de conta bancária bloqueada por ordem judicial.

Além do prefeito, foram afastados, por 120 dias a gestora e ordenadora de despesa do gabinete da Prefeitura, Ayla Mayara Arneiro de Barros; os secretários municipais de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Francisca Verônica Costa Marinho; de Educação, Antônio Martins de Almeida Filho; de Planejamento e Finanças, Raimundo Nonato Martins; do Desenvolvimento Social, Vera Lúcia Coelho de Aragão; o gestor e ordenador de despesa do Departamento Municipal de Trânsito de Quixadá, Geipson Lopes; e o procurador-geral do Município, Edil de Castro Cavalcante.

Um dia após a decisão o prefeito afastado se defendeu. Ele disse que “a justiça tem que procurar parar para pensar e ver que as prefeituras não são só folha de pagamento. Tem que pagar os carros, a gasolina, a limpeza das ruas, as estradas do sertão”, e que também já havia acionado seus advogados para entrar com um recurso a fim de reverter a decisão. “Tenho tudo documentado e vou fazer tudo para voltar ao cargo o mais rápido possível”, falou. A decisão saiu na quinta, impedindo do prefeito retornar ao cargo.

O vice-prefeito tomou posse no dia seguinte, assumindo a prefeitura pelo prazo de 120 dias.

DN Online

Nenhum comentário: