sábado, 20 de agosto de 2016

Camilo implanta o BPRaio em Iguatu, beneficiando 15 municípios

O Governo do Ceará investiu nessa implantação do Raio mais de R$ 1,5 milhão. Foram meses de treinamento desses policiais, que estão capacitados para atuar na zona urbana e rural dos municípios dessa região. Em pouco mais de um ano e meio do meu governo, estou honrando um compromisso de interiorizar as polícias especiais para combater o crime em todos os 184 municípios cearenses”, declarou o governador Camilo Santana durante solenidade de implantação da unidade do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Iguatu, na Região Centro Sul cearense.

O efetivo da polícia especializada na região está dividido em seis equipes, com auxílio de duas viaturas e 24 motocicletas para atender a região da AIS 16. Ao todo, 15 municípios serão beneficiados com a instalação da unidade na região: Acopiara, Baixio, Cariús, Cedro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Lavras da Mangabeira, Orós, Quixelô, Saboeiro, Tarrafas, Umari e Várzea Alegre. O investimento total é de R$ 1.530.278,54, incluindo as 24 motos, duas viaturas, armamentos e outros equipamentos.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, destacou que a segurança pública do Ceará tem dado resultado positivos, com a interiorização das ações, resultando na queda dos homicídios em relação aos anos anteriores. “Desde o primeiro dia de mandato, somos cobrados e acompanhados pelo governador Camilo Santana, que está fazendo todos os investimentos que são possíveis de serem feitos. Essa é a quinta região que recebe o Raio e tenho certeza que, assim como as outras áreas beneficiadas, vai trazer um saldo positivo para segurança local e, consequentemente, estadual”, salientou.

A nova unidade do BPRaio dá continuidade ao reforço na descentralização das atividades especializadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Além das sedes em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá e Iguatu, o Governo do Ceará trabalha ainda na instalação de mais quatro sedes do grupo especializado no policiamento em motos para atender todas as principais regiões do Estado. Os municípios de Itapipoca, Canindé, Crateús e Tauá serão os próximos a receber unidades do BPRaio.

A professora Maria Salete da Silva, 51 anos, disse que a ideia de interiorizar o Raio foi uma boa estratégia de Governo. “Acordei cedo para acompanhar esse evento de implantação do Raio na nossa cidade. Aliás, essa interiorização da polícia especializada foi muito bem pensada pelo Estado. A população da nossa Região fica muito feliz em saber que teremos uma polícia dia e noite nas ruas para combater a criminalidade”, afirmou.

O aposentado Francês Alves dos Santos, de 65 anos, conhece o trabalho do Raio e espera acompanhar a queda da violência em Iguatu e Região. “Sei como funciona o trabalho desses polícias e não é mole. Eles entram em cada buraco como intuito de garantir a segurança do cidadão. Tenho certeza que essa vinda do Raio é positiva e só vem a beneficiar a população da nossa cidade. O Governo do Ceará está de parabéns por se preocupar com o povo cearense”, salientou.

Ao final da solenidade, Camilo Santana visitou o prédio onde funcionará a base do BPRaio e cumprimentou os policiais que atuarão para diminuir os índices de criminalidade na região. Ao todo, o projeto de interiorização do BPRaio prevê a atuação das equipes nas principais cidades do Interior com efetivo total de 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas. “Nós temos que investir em educação, saúde, na nossa juventude e na geração de empregos para garantir também segurança e qualidade de vida. O Ceará já é a terra da luz e vamos transformá-lo também na terra da paz”, completou o chefe do Executivo.

Com Governo do Estado
Postar um comentário