terça-feira, 12 de julho de 2016

SPD agiliza segunda fase do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) agiliza a efetivação da segunda fase do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação, voltado para estudantes do ensino médio da rede pública estadual. Neste sentido, a equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) da pasta já percorreu cinco municípios cearenses, realizando a capacitação de professores que serão responsáveis pela aplicação do programa junto aos alunos no decorrer do segundo semestre letivo.

As cidades visitadas foram Viçosa do Ceará, Beberibe, Massapé, Eusébio e Itapipoca. A capacitação de docentes ainda será realizada nos municípios de Acopiara, Crato, Jaguaribe, Icó, Maranguape e Fortaleza. Na capital cearense, a área priorizada é o bairro Vicente Pinzon, onde o Governo do Estado instalou o primeiro território do projeto Ceará Pacífico. Em sua segunda fase, o programa Juventude em Ação chegará a 28 escolas de ensino médio de 11 municípios, beneficiando um total de 16 mil estudantes. Para tanto, serão capacitados 500 professores.

Em sua primeira fase, o Juventude em Ação alcançou 11.592 estudantes de 19 escolas de ensino médio do Estado, distribuídas em sete municípios. Foram beneficiadas as cidades de Caucaia, Aracati, Quixeramobim, Tianguá, Camocim, Crateús e Iguatu.

O programa Juventude em Ação inclui a aplicação do jogo interativo 'Na Trilha da Prevenção', gincana cultural, exposição artística e rodas de conversas que envolvem docentes, familiares e lideranças locais. O objetivo é contribuir com a redução do número de usuários de substâncias psicotrópicas, socializando conhecimentos sobre drogas e seus efeitos para a saúde física, mental e social, com embasamento científico, além de fortalecer os laços familiares e comunitários.

Os benefícios do programa de prevenção são multiplicados com a formação de grupos de adolescentes voluntários, capazes de aplicar o jogo 'Na Trilha da Prevenção' entre comunidades de zonas urbanas e rurais. Gerente do SIP / Juventude em Ação da SPD, a psicóloga Miriam Barreto destaca os bons resultados do programa no fortalecimento das competências para a vida, minimizando os fatores de risco que aumentam a probabilidade do uso de drogas entre os jovens. Ela avalia que o programa vem tendo grande aceitação pela linguagem direta, descontraída e acessível, viabilizando que os conhecimentos sobre drogas sejam absorvidos de forma reflexiva, crítica e solidária, entrelaçados com a vida cotidiana.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra, avalia que o Juventude em Ação proporciona ganhos relevantes para os jovens e a sociedade em geral, a exemplo da diminuição da iniciação e o uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas, o fortalecimento de competências, potencialidades e habilidades para a vida, a conscientização sobre direitos e deveres na direção de ações proativas e cidadãs, o favorecimento do empoderamento e protagonismo juvenil nas comunidades e a cooperação entre famílias, lideranças comunitárias e escolas na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda.

Governo do Ceará

Nenhum comentário: