quinta-feira, 21 de julho de 2016

Selecionado para Fies do 2° semestre deve concluir inscrição até esta quinta

Os estudantes pré-selecionados para segunda edição do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) têm até esta quinta-feira (21) para concluir a inscrição no sistema eletrônico SisFies. O resultado dos pré-selecionados pode ser conferido no site do Fies.

Após concluir a inscrição no SisFies, os estudantes devem validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição de ensino superior para a qual foi selecionado e, depois, formalizar o contrato de financiamento em alguma agência bancária da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.

Os candidatos que ficaram na listra de espera devem ficar atentos a divulgação dos nomes, caso haja disponibilidade de vagas, e concluir a inscrição no SisFies no prazo de cinco dias úteis a partir da publicação.

Para segunda edição do Fies 2016, o MEC (Ministério da Educação) ofertou 75 mil vagas -cerca de 294 mil pessoas se inscreveram para essa seleção.

A novidade desta edição é a ampliação da renda mensal bruta per capita de 2,5 para 3 salários mínimos, ou seja, de R$ 2.200 para R$ 2.640, para ter acesso às bolsas do programa. Com essa mudança, o MEC adiou o início da inscrição do dia 1° de julho para o último dia 15, para fazer ajustes no cálculo do sistema.

No dia do anúncio da nova faixa, o ministro Mendonça Filho (Educação) ressaltou que o objetivo da iniciativa era ampliar o acesso às bolsas de estudos para famílias que também faziam parte do perfil do programa federal, mas que não eram atendidas.

Além de cumprir o critério de renda, puderam se inscrever os candidatos que não tinham concluído o ensino superior, mas que tiveram média acima de 450 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir da edição do exame de 2010, e nota superior a zero na redação.

DN Online

Nenhum comentário: