quinta-feira, 28 de julho de 2016

Segunda fase do Juventude em Ação será realizada em agosto

sacola
A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) inicia em agosto próximo a segunda fase do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação. A iniciativa é voltada para estudantes do ensino médio da rede pública estadual, alcançando ainda as famílias dos alunos, lideranças comunitárias e escolas na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda. Serão contempladas 28 escolas de 13 municípios, beneficiando cerca de 16 mil estudantes.

No momento, a equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) da SPD conclui a capacitação dos profissionais de educação que serão responsáveis pela aplicação do programa nos estabelecimentos de ensino dos municípios beneficiados. São eles: Beberibe, Eusébio, Crato, Icó, Jaguaribe, Cedro, Várzea Alegre, Itapipoca, Massapé, Viçosa do Ceará, Maranguape, Acopiara e Fortaleza (bairros Vicente Pinzón e Bom Jardim, áreas do Ceará Pacífico). Ao todo, serão capacitados 500 profissionais.

Encerrada a capacitação, a equipe do SIP / Juventude em Ação coordenará a efetivação do programa junto aos estudantes, que inclui mobilização, divisão de equipe de alunos, aplicação do jogo interativo 'Na trilha da Prevenção', declaração de conhecimentos, passeata de lançamento do programa nas cidades e construção do regulamento geral/realização de gincana artístico-cultural com múltiplas modalidades e foco na prevenção às drogas.

A chegada do Juventude em Ação em cada município envolve, também, multiplicação de informações preventivas ao uso de drogas para a comunidade, Dia 'D' de prevenção para as famílias, vivência reflexiva pautada nas habilidades para a vida, oficinas para mobilização social, desenvolvimento de ações voluntárias, apresentação de atividades artístico-culturais da gincana e solenidade de encerramento, com a entrega de troféus e prêmios às equipes de destaque em cada escola.

Governo do Ceará

Nenhum comentário: