sexta-feira, 15 de julho de 2016

Golpe na Turquia: militares abrem fogo e ferem civis em Istambul

Militares golpistas abriram fogo contra uma multidão em Istambul durante um protesto contra a tentativa de golpe de Estado na Turquia, ferindo vários civis, constatou um fotógrafo da AFP.

Os soldados atiraram contra a multidão em uma das pontes sobre o Bósforo, que une Europa à Ásia, onde vários civis feridos eram socorridos por ambulâncias.

Um grupo de militares do Exército anunciou nesta sexta-feira ter assumido o poder na Turquia, onde foi decretado o toque de recolher e a lei marcial, enquanto o presidente islâmico-conservador, Recep Tayyp Erdogan, exortava a população a ocupar as ruas e resistir ao golpe.

Vários tanques do Exército cercaram o Parlamento em Ancara, onde a situação ainda é bastante confusa - relatou a agência de notícias Dogan.

Blindados também ocuparam o lado de fora do aeroporto internacional Ataturk, em Istambul.

Violentas explosões foram ouvidas na capital, acompanhadas de troca de tiros no centro da cidade, enquanto aviões sobrevoavam a metrópole sem parar, a baixa altitude, segundo jornalistas da AFP no local.

Em declarações por telefone à rede CNN-Turk, Erdogan disse estar confiante em que "de modo algum os golpistas terão sucesso", e pediu à população que se "reúna nas praças públicas e nos aeroportos" para resistir a uma "tentativa de golpe de Estado" lançada por "uma minoria dentro do Exército".

"Não acredito absolutamente que estes golpistas vencerão", disse Erdogan, "prometendo uma resposta muito forte" aos insurgentes.

Erdogan foi levado para um local "seguro", afirmou um funcionário ligado à presidência.

Nenhum comentário: