quinta-feira, 14 de julho de 2016

Datas indefinidas deixam em xeque abertura do HRSC

Embora o governador Camilo Santana tenha prometido que a abertura e funcionamento do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) seria entre o final de junho e o início desse mês, um ofício encaminhado em maio deste ano à 2ª Promotoria de Justiça deste Município, localizado na região central do Ceará, distante 211 km da Capital, traz uma data divergente: o início do funcionamento da unidade deve começar em até 30 de setembro deste ano.

O ofício é assinado pelo secretário de Saúde Henrique Javi. Na primeira das quatro datas estipuladas, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) diz concluir a fase administrativa de gestão por processos e validação da usabilidade. Em seguida promete botar para funcionar serviços como ambulatórios médicos e centro cirúrgico eletivo. O funcionamento pleno de todas as funcionalidades que o HRSC dispõe, de acordo com o ofício, é previsto para até 30 de março de 2017.

Datado de 11 de maio de 2016, o documento é uma resposta solicitada pelo promotor Vicente Anastácio Bezerra, após converter um procedimento extrajudicial interno que investigava o impasse da abertura hospital, em Inquérito Civil Público. "Na portaria determinei que fosse oficiado o secretário da pasta para que informasse o que estava acontecendo, porque a unidade não funcionava, já que havia previsão para a população, mas é promessa não cumprida e é preciso explicar", argumenta o promotor.

DN Online

Nenhum comentário: